Política
BE apela a Cavaco Silva que viaje pelas estradas alternativas às auto-estradas
A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda da Guarda apela ao Presidente da República que na deslocação para a cidade, onde vai participar, nos dias 9 e 10 de Junho, nas comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, faça a viagem pelas estradas alternativas às auto-estradas.
“Como é do conhecimento de Vossa Excelência, a Guarda é servida pela A25 e A23, antigas SCUT’s – Estradas Sem Custos para o Utilizador, estradas que foram concebidas como um instrumento de correcção de assimetrias regionais, numa região onde, segundo o INE, a maior parte dos concelhos servidos por elas estão bem abaixo da média nacional do poder de compra per capita”, lembra o BE.
De acordo com Marco Loureiro, a introdução de portagens nas antigas SCUT´s “veio agravar estes indicadores, dificultando a mobilidade de pessoas e mercadorias, afastando investimentos e fomentando o aumento das assimetrias Litoral/Interior, contribuindo assim para o despovoamento progressivo desta região”. Assim, sugere a Cavaco Silva, bem como à respectiva comitiva, que optem por se deslocar por transporte rodoviário nas chamadas “vias alternativas”, ou seja, utilizando um dos percursos possíveis através das EN2, EN16, EN17 e EN18 que, em alguns locais, já foram municipalizadas. “Esta viagem contribuirá para uma observação directa e mais aprofundada das dificuldades de mobilidade das populações, podendo assim sensibilizar Vossa Excelência para a necessidade de por cobro a esta medida injusta para com as populações do Interior”, conclui o BE.