As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Banda Musical de Freixo de Numão comemora 150 anos

Vila Nova de Foz Côa

A Banda Musical de Freixo de Numão, a única do concelho de Vila Nova de Foz Côa, que foi fundada em 1865, vai comemorar os seus 150 anos de existência nos dias 18 e 19 de Julho. Das várias actividades que constam do programa comemorativo, o destaque vai para uma sessão solene, a realizar pelas 21.00 horas do dia 18 de Julho, durante a qual haverá distribuição de distinções e de diplomas e o lançamento de um livro com o historial da colectividade. No dia 19 haverá uma romagem ao cemitério (11.00 horas), recepção e desfile de bandas (11.30 horas), um almoço convívio e, a partir das 14.30 horas, um concerto de bandas musicais no Largo da Devesa. As comemorações são organizadas com o apoio o Município de Vila Nova de Foz Côa, da Junta de Freguesia de Freixo de Numão, do Museu da Casa Grande e da Direcção Regional da Cultura do Norte.
O presidente da direcção da Banda Musical de Freixo de Numão, Acácio Caeiro, que também é o regente, disse ao Jornal A Guarda que, neste momento, a banda “tem entre 40 a 50 elementos”. “Temos mais elementos nos meses de Julho, Agosto e Setembro, porque há pessoal que está fora e que regressa nesta altura das férias, porque nos restantes meses do ano temos entre 35 a 40 pessoas”, explicou. E acrescentou: “Ultimamente é que conseguimos chegar aos 50, porque até há uns anos, o máximo de elementos era de 30. Já houve outras bandas no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mas desaparecerem e neste momento só existe a nossa. Por isso, tenho ido a essas Freguesias buscar elementos para a Banda, pois da terra teremos à volta de 30 elementos”. O músico mais novo tem 9 anos e o mais velho possui mais de 70 anos. A colectividade tem também a funcionar uma Escola de Música, que é actualmente frequentada por 17 crianças e jovens.
Acácio Caeiro contou que o maior volume de actuações, principalmente nos distritos da Guarda, de Vila Real e de Viseu, ocorre nos meses de Verão. “Também já temos ido a Lisboa e ao Porto”, disse, referindo que “nunca se proporcionou ir ao estrageiro”.
A banda tem sede própria e a direcção possui três carrinhas para transportar os músicos. Quando é necessário, também recorre ao autocarro da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa. “Nos últimos anos, se não fosse a Câmara a ajudar, não sei se conseguiríamos sobreviver”, lembrou o dirigente. Quanto ao futuro, Acácio Caeiro diz que gostava que a Banda Musical de Freixo de Numão se mantivesse: “Eu queria ver se continuávamos a manter este nível e tentar melhorar um pouco mais. Gostava também de poder manter a Escola de Música a funcionar, porque é um ponto cultural para os jovens. A única coisa que temos em termos culturais será a Escola de Música”.

Ler também:  Queijo Tradicional da Soalheira Quinta do Pomar é o “Melhor Queijo do Mundo”

Notícias Relacionadas