Autarcas da “Plataforma A25” reafirmam prioridade da ferrovia Aveiro/Salamanca

Os presidentes das Câmaras Municipais de Guarda, Aveiro e Viseu, que integram a “Plataforma A25”,

reiteraram no dia 1 de Julho, na Guarda, que a ligação ferroviária no eixo da A25, entre Aveiro, Viseu, Guarda e Vilar Formoso, com ligação a Salamanca (Espanha), é “uma prioridade absoluta”. Para Álvaro Amaro (Guarda) Almeida Henriques (Viseu) e Ribau Esteves (Aveiro), a linha ferroviária Aveiro/Salamanca “é fundamental porque é a que verdadeiramente potenciará o pulmão exportador nacional formado pelo Centro-Norte e o principal canal terrestre de expedição das mercadorias para a Europa, ligando quatro portos: Leixões, Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz”.
Os autarcas estiveram reunidos na Guarda, num encontro que teve por tema as infra-estruturas de valor acrescentado, e que contou com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. A reunião, realizada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, serviu para insistir na prioridade da ferrovia Aveiro/Salamanca, que está na base da proposta conjunta apresentada ao Governo, em Março, pelos empresários e autarcas das regiões Centro e Norte. “É preciso que o Governo tome a boa decisão nos investimentos em transportes e logística, ao lado da coesão e da competitividade do país”, alegam os autarcas, sublinhando que as regiões representam 56% das exportações nacionais e têm um superavit comercial de 7.000 milhões de euros. “No eixo da A25 exportam-se 90% das mercadorias para a Europa”, acrescentam.
O encontro teve ainda como oradores convidados o presidente da Confederação Empresarial do Centro, José Couto, e o especialista em transportes e presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, Mário Lopes.

Notícias Relacionadas