A Recriação Histórica do Cerco de Almeida durante o período Napoleónico em Portugal acontece nos dias 30 e 31 de Agosto e 1 Setembro de 2024. O evento assinala o Cerco de Almeida de 1810, um episódio marcante da Guerra Peninsular.
A 20ª edição do Cerco de Almeida, em que são recriados episódios históricos dos ataques das tropas francesas, conta com a participação de 500 recriadores de várias nacionalidades.
Este ano, o programa da recriação inclui espetáculos de Noninho Navarro, na sexta-feira, 30 de Agosto e de Mariza, na noite de sábado, 31 de Agosto.
Com a Recriação Histórica do Cerco de Almeida, o município presidido António Machado promete “a maior recriação histórica do período Napoleónico de Portugal”, durante “três dias de muita animação, história, recriações napoleónicas pelas ruas da Fortaleza de Almeida”.
O programa começa esta sexta-feira, 30 de Agosto, às 17.00 horas com o hastear das bandeiras dos países participantes, na Câmara Municipal de Almeida. Segue-se a abertura e inauguração do Mercado Oitocentista, o Hospital Militar – Átrio exterior antigo Hospital Militar de D. Miguel Luís Jacob, o arriar das bandeiras, o espetáculo de teatro na escadaria do Antigo Quartel das Esquadras, o Baile e Sarau Cultural Oitocentista – Entre Portas de São Francisco e o espetáculo musical com Noninho Navarro.
No sábado, 31 de Agosto, o programa começa às 10.00 horas com o Mercado Oitocentista, a que se segue a abertura do “Espaço Família”; o hastear das bandeiras; pintura ao vivo com a participação especial da ASTA; apresentação dos livros (Life and travels of José Mathias, por Nuno Resende; A Campanha, Rossilhão 1793 de Vítor Carmona; Uniformes do Exército Português 1792-1814 de José Faria e Silva); Animação de rua com personagens de época; Oficina “As Cores de Paris”; Desfile do Santo António; Ronda de Sentinelas e Render da Guarda, Hospital Militar, Acampamento, reviver a tradição – Atelier dos Louceiros da Malhada Sorda; “Soldados ao Rancho!!!” Acampamento para Recriadores Históricos, Espetáculo de Fogo, Desfile das Tropas do Acampamento Militar até ao campo de batalha; Cerco á Praça-Forte seguido de Espetáculo de Drones e Piromusical; Espetáculo Musical com Mariza.
No domingo, 1 de Setembro, o programa integra a homenagem aos tombados em combate com terno de clarins e a presença da DHCM e Exército Português no Memorial do Castelo, seguido de marcha até ao Memorial da Praça Alta; “Espaço Família”; Mercado Oitocentista; Táticas de combate e de assédio; Oficina “Chás e Ervas Aromáticas”; Música no Coreto; Hospital Militar – Exposição e Teatralização; Animação de rua teatral “Também vamos ó mercado”; “A melhor Arcada Oitocentista”.
Ao longo do evento haverá actividades permanentes como: Quinta dos animais, Falcoaria, Passeios de burro e Jogos Tradicionais; Passaporte O Cautela | Passaporte Cultura “José Mathias: um viajante em 1833”; Exposição “Almeida em Aguarela”; Profissões de outrora, Casa do Traje, Casa do Copo e Loja Oficial | Local -> Quartel das Esquadras; Exposição “Os recriadores também são colecionadores”; Exposição de fotografias “20 anos de Cerco” e Exposição Bibliográfica; Exposição “Fardas e Figuras de 1810”.