A entrega do Prémio Literário ‘Padre José Júlio Esteves Pinheiro’ e a apresentação o livro ‘Malhada Sorda – Religiosidade e Manifestações de Fé’, vão decorrer esta sexta-feira, 6 de Setembro, pelas 15.00 horas, na igreja matriz de Malhada Sorda, no concelho de Almeida.
Do programa faz parte a cerimónia de entrega dos prémios da 1.ª edição do Prémio Literário ‘Padre José Júlio Esteves Pinheiro’, que teve como tema ‘A Emigração’, e destaca-se também a apresentação do livro ‘Malhada Sorda – Religiosidade e Manifestações de Fé’, uma publicação que convida a fazer “uma viagem sobre o vasto património religioso, material e imaterial, de Malhada Sorda”.
O evento termina com o lançamento do primeiro marco para a implementação de um roteiro turístico religioso de Malhada Sorda.
Recorde-se que Malhada Sorda celebra este fim de semana a Festa de Nossa Senhora da Ajuda que junta milhares de peregrinos, muitos dos quais da vizinha Espanha.
O padre José Júlio Esteves Pinheiro faleceu aos 85 anos de idade, no dia 10 de Julho de 2020; nasceu a 6 de Agosto de 1935 e foi ordenado a 20 de Agosto de 1958, por D. Domingos da Silva Gonçalves.
O sacerdote esteve ligado aos migrantes, na Polónia e em França onde foi assistente nacional dos emigrantes e diretor da Revista ‘Evangelho e Vida’; foi coadjutor da Paróquia da Conceição e do ‘Notícias da Covilhã’, em 1959 coadjutor e capelão do Hospital do Sabugal; a partir de 1991 foi professor da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.