Almeida – Feriado Municipal com iniciativas ligadas à história e à tradição

As comemorações do Feriado Municipal de Almeida acontecem a 28, 29 e 30 de Junho e 2 de Julho, e têm como mote a história (1663) e a tradição equestre.

O programa integra oficinas, acampamento, danças e música, animação, assalto à fortaleza, concurso de saltos, cerimónias protocolares e Encontro Europeu de Desporto Sénior.

No dia 28 de Junho, as actividades começam às 9.00 horas com o Encontro Europeu de Desporto Sénior integrado no projecto ‘Mexa-se com Alma’. A abertura do acampamento, que retrata o quotidiano civil e militar no período da Restauração, está marcada para as 18.00 horas. Segue-se a Guarda de honra da Companhia do Terço aos Comensais, um jantar com as freiras do Loreto, música com tempo e a ronda noite.

No segundo dia, 29 de Junho, o destaque vai para o ‘Concurso de Saltos Nacional C, no Baluarte de São Francisco (das 14.30 às 19.30 horas), e também para o Assalto à Praça Forte nas Portas de São Francisco ((22.00 horas).

No dia 30 de Junho continua o Concurso de Saltos (10.00 às 18.30 horas). O programa desse dia também integra ‘A Marcha dos Condenados’ (17.30 horas) e a ‘Festa na Taberna’ (18.00 horas) a que se seguirá o encerramento do Acampamento.

No dia do Feriado Municipal, 2 de Julho, o programa começa às 10.00 horas com a Guarda de Honra pelo Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida a que se seguirá a Cerimónia Evocativa, em que o Coronel Luís Albuquerque falará sobre “2 de Julho de 1663 e a sua importância – Fronteira e Identidade”. Às 11.00 horas terá lugar o lançamento do livro “Concelho de Almeida – Património com Alma, na História, Cultura e Arte”, de Augusto Moutinho Borges, na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo. 

Notícias Relacionadas