As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Aeródromo mantém meios aéreos e poderá ganhar mais valências a curto prazo

Secretário de Estado da Protecção Civil esteve em Seia

O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, anunciou a continuidade dos meios aéreos no Aeródromo da Serra da Estrela, em Seia, durante a visita que fez ao concelho, no dia 1 de Fevereiro. A garantia foi deixada numa reunião de trabalho, no Centro Municipal de Operações de Socorro, com as entidades de diversas áreas de intervenção em matéria da prevenção e combate a incêndios, nomeadamente as corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Força Aérea Portuguesa, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Guarda Nacional Republicana (GNR), Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e Força Especial de Bombeiros.
José Artur Neves alertou para a importância do trabalho de prevenção contra os incêndios, frisando que, estão a ser planeadas reformas profundas ao sistema, onde os municípios absorvem um papel importante e que, apesar de no imediato haver um reforço no combate, progressivamente o Estado vai gastar mais na prevenção do que no combate.
O governante apontou Seia como um bom exemplo, valorizando o trabalho que o município está a desenvolver, como teve oportunidade de visualizar no terreno, acompanhando os trabalhos em curso de beneficiação da rede viária e divisional florestal que está a ser executada entre as localidades do Furtado e Vila Cova à Coelheira, num total de 14 quilómetros. O Secretário de Estado elogiou a programação, infra-estruturas, meios e recursos humanos que o município tem alocados à protecção civil, dos quais destacou as instalações do Aeródromo e do Centro Municipal de Operações de Socorro.
O governante disse que a reunião de trabalho no terreno permitiu observar o trabalho que tem sido realizado pelo município de Seia no âmbito da prevenção e defesa da floresta contra incêndios.
Em relação ao aeródromo de Seia, o Secretário de Estado disse que os meios aéreos do ano passado serão para manter, o que equivale à permanência de dois bombardeiros pesados Canadair.
O autarca de Seia, Filipe Camelo referiu que “numa altura em que se anunciam e ocorrem profundas transformações nas áreas da protecção civil, socorro e defesa da floresta contra incêndios, quisemos reafirmar que estamos bem preparados para acompanhar, na primeira linha, essas mudanças”.
O Presidente da autarquia refere que o Governo “tem aqui uma oportunidade para compatibilizar a acção com o discurso político da valorização do Interior, continuando a alocar os meios aéreos de combate a incêndios, bem como outras valências e serviços no quadro da protecção civil, uma base logística ou um centro de formação”.
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Seia conta com uma equipa de sapadores florestais, duas equipas de intervenção, uma equipa de identificação e análise de situação de risco, e dois técnicos. Ao nível de equipamento, dispõe de uma máquina de rastos, um camião porta máquinas, três tractores equipados para trabalho florestal, uma escavadora de rastos com cabeça destroçadora, 7 viaturas operacionais, duas das quais afectas às equipas de intervenção, e duas viaturas de coordenação.

Ler também:  Política - Monteirinho diz ter o perfil para ser o candidato do PS à Câmara da Guarda

Notícias Relacionadas