Iniciativa decorreu entre 8 e 11 de Junho
O Fundão recebeu, entre os dias 8 e 11 de Junho de 2023, o X Acampamento Nacional da Fraternidade Nuno Álvares. A data coincidiu com a celebração do centenário do Corpo Nacional de Escutas.
O Acampamento Nacional teve como tema “Da Gardunha à Estrela busca a nascente,” remetendo para a importância da água, da protecção dos recursos hídricos, da vida, da nossa sobrevivência. Ao longo dos três dias reinou o convívio, a partilha e o serviço, em que participaram muitos voluntários do Corpo Nacional dos Escutas e da Fraternidade.
O evento juntou cerca de quinhentos participantes e contou com o apoio dos Municípios do Fundão, Guarda e Covilhã que foram agraciados com Diplomas de Medalhas de Amizade.
O programa integrou a abertura do Acampamento, visitas históricas, patrimoniais ambientais na Guarda, passeio pelos Passadiços junto ao Rio Mondego, visita ao Museu de Arte Sacra, Sé, e um percurso pedonal pela Judiaria, animado pelo Grupo de Teatro “Hereditas” e uma visita à Serra da Estrela.
Houve sitas programadas a Castelo Novo, Alpedrinha, Donas (Museu de Memórias de António Guterres), Alcongosta (Casa da Cereja) e um passeio pedonal pelas ruas mais antigas do Fundão.
Do programa também fez parte o desfile de todos os Núcleos por algumas ruas do Fundão, abrilhantado pela Fanfarra do Núcleo de Urgezes – Guimarães.
O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à Eucaristia, no Parque Verde.
O XI Acampamento Nacional da Fraternidade Nuno Álvares será em 2026, no Porto.