112 º aniversário
O primeiro número do jornal A GUARDA, semanário católico regionalista, apareceu a 15 de Maio, de 1904. Na altura apareceu como Boletim Quinzenal com secções de Pastoral, homilética, religiosa, cientifica, literária e noticiosa, publicado “sob a protecção do Exmº e Rvmº Sr. Arcebispo Bispo Diocesano”, D. Manuel Vieira de Matos.
Orientado por critérios de rigor, isenção e honestidade, actualmente, o Jornal A GUARDA é um projecto jornalístico de dimensão regional/nacional que tem em vista a informação e a formação, a promoção e o desenvolvimento pessoal, humano e intelectual dos seus leitores.
Integram a actual equipa do Jornal A GUARDA os Padres Eugénio Cunha Sério e Francisco Pereira Barbeira, o jornalista António Sá Rodrigues, o paginador Paulo Jorge Vaz Canelas, estando a publicidade e as assinaturas ao cuidado de António Carlos Marques e Maria Laurinda Dionísio.
Nos 112 anos de publicação, a equipa do Jornal A GUARDA saúda todos os leitores, anunciantes e amigos com a promessa de continuar a contribuir para a edificação do bem comum.