Seia


O Centro Paroquial de Seia completa, no dia 10 de Fevereiro, 65 anos de actividade. A sua génese remonta a 1938, mas foi em 1953 que foi criada a “Obra de assistência paroquial de Seia”.
Actualmente, a instituição fornece apoio directo a cerca de 250 famílias e emprega 65 colaboradores, constituindo-se como uma IPSS com grande expressividade no tecido económico e social do concelho de Seia.
O Centro Paroquial de Seia tem sido distinguido por vários prémios nacionais. Nos últimos anos, foi distinguido várias vezes pelo prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho em parceria com os Ministérios da Educação e Economia. Este prémio distingue projectos de carácter científico-pedagógico implementados no pré-escolar e CATL.
Na resposta social Infância o Centro Paroquial de Seia foi mais uma vez premiado na 15ª edição no Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na escola” com o projecto “REAG – Renascer em Ácido Giberélico”. A entrega de prémios foi no dia 19 de Janeiro, em Coimbra. O Centro Paroquial de Seia esteve representado por Paulo Barata Dias e Paula Teixeira como elementos da direcção, Teresa Fernando e Sílvia Coimbra como mentoras do projecto. Das ideias apresentadas a concurso, num total de 1250 projectos a nível nacional, dos quais 543 da região centro, foram apenas premiados 247.
Em 2016, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas foi contemplada com o prémio BPI Seniores que permitiu a construção e equipamento de uma nova sala de estimulação física, cognitiva e sensorial. O programa das comemorações do aniversário incluirá a inauguração desta sala.
Nas comemorações dos 65 anos, no dia 9 de Fevereiro, o Centro Paroquial de Seia vai apresentar os novos projectos para 2018 que incluem a requalificação total do edificado.