Pinhel


O “Caminho de Ronda” que circunda a zona histórica de Pinhel já pode ser percorrido por todos aqueles que visitam a cidade, graças à intervenção realizada pelo Município de Pinhel.
A inauguração da obra de recuperação e valorização da Muralha de Pinhel aconteceu no último Domingo, 2 de Junho, durante a Feira Medieval.
A obra, que teve início em meados do ano passado, representou um investimento na ordem dos 283 mil euros, valor financiado em 85% ao abrigo de uma candidatura ao Portugal 2020 (Programa Operacional Regional do Centro – Eixo Prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios – CONSERVAR).
Revitalizar um património histórico de elevado valor cultural e arquitectónico, que se vinha perdendo ao longo das últimas décadas, assim como possibilitar e promover a circulação de pessoas em todo o “Caminho de Ronda”, foi uma das preocupações desta intervenção baseada na melhoria das acessibilidades e na desobstrução de troços da Muralha que estavam praticamente vedados ao público.
Consolidação da muralha, limpeza de vegetação invasora, colocação de protecções laterais e alguns lances de escadas, a par da criação de uma ou outra plataforma com efeito de miradouro, são aspectos que vão permitir uma maior fruição deste valioso património que circunda o centro histórico da cidade.
A Muralha de Pinhel tem cerca de 740 metros de perímetro. Estava aberta em seis portas: Porta da Vila (que entretanto desapareceu), Porta de São Tiago, Porta de São João, Porta de Marrocos, Porta de Alvacar e Porta de Marialva. Nas vertentes Oeste e Sul, as portas têm associadas torres, para melhor protecção.