Pinhel


“Tome a sua cruz todos os dias e siga-Me” é o tema da Via Sacra – encenação da Paixão e Morte de Jesus que vai percorrer as ruas de Pinhel, no dia 19 de Abril, Sexta-Feira Santa, pelas 21.00 horas. A iniciativa tem início no Largo dos Combatentes e termina junto ao Castelo, resultando de uma parceria que a Paróquia e o Município de Pinhel têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, afirmando-se já como um marco na comunidade pinhelense, “na medida em que é considerada um dos eventos artísticos e religiosos mais relevantes do concelho e da região”.
A recriação pretende levar os participantes a meditar sobre os principais mistérios da fé cristã, os passos de Jesus Cristo, com a cruz aos ombros, a caminho da sua Morte e Ressurreição, um percurso marcado pela dor e pelo sofrimento, mas também pela fé e pela esperança.
Este ano com o apelo “Tome a sua cruz todos os dias e siga-Me”, a Direcção Artística propõe que a reflexão se centre na dificuldade que cada um possui em transportar a sua cruz, em carregar o peso das suas dores, problemas, fragilidades e dificuldades, em confronto com a cruz de Jesus.
É este o mote da encenação, que percorrerá ruas e espaços emblemáticos da cidade de Pinhel, apoiada por som e iluminação, músicos e artistas do concelho, com especial destaque para alguns grupos de “Encomendação das Almas”, contando também com um grande número de actores amadores e a participação de várias instituições da comunidade pinhelense.
Além da comunidade concelhia, a organização espera um elevado número de visitantes nesta “emotiva e grandiosa representação de Fé, Tradição e Cultura”.