Pinhel


As ruas da cidade de Pinhel viveram, na Sexta-feira Santa, 19 de Abril, a encenação da Paixão e Morte de Jesus, considerada “uma grande manifestação artística de Fé”.
A Via Sacra com tema “Tome a Sua Cruz Todos os Dias e Siga-me”, organizada pela Paróquia e pela Câmara Municipal de Pinhel, teve início no largo dos Combatentes e terminou junto ao castelo.
A celebração resultou de uma parceria que a paróquia e o município de Pinhel, “afirmando-se já como um marco na comunidade pinhelense, na medida em que é considerada um dos eventos artísticos e religiosos mais relevantes do concelho e da região”.
A Direcção Artística propôs, em 2019, uma reflexão centrada “na dificuldade que cada um possui em transportar a sua cruz, em carregar o peso das suas dores, problemas, fragilidades e dificuldades, em confronto com a cruz de Jesus”.
A encenação percorreu as ruas e espaços emblemáticos da cidade de Pinhel, apoiada por som e iluminação, músicos e artistas do concelho, com destaque para alguns grupos de “Encomendação das Almas”.