Anúncio feito pelo Ministro da Administração Interna


“Por ser confluência de tantas vias de circulação, a Guarda é o local adequado para colocarmos aqui um Centro de Educação Rodoviária de carácter nacional”, disse o Ministro da Administração Interna.
Eduardo Cabrita, que falava na sessão solene comemorativa do 819.º aniversário da atribuição de foral à cidade da Guarda pelo rei Dom Sancho I, no dia 27 de Novembro, explicou que “ por isso, faremos também, neste quadro global, não só uma resolução daquilo que é uma resposta integrada para a instalação das forças de segurança da área do Ministério da Administração Interna (MAI), na Guarda, mas também colocar aqui mais uma função nacional, justamente na cidade da Guarda, bem perto do acesso a Lisboa, do acesso ao Porto, a Vilar Formoso e à Europa”.
Na mesma sessão, o presidente da Câmara Municipal da Guarda pediu a intervenção do Ministro para a mudança de instalações do actual Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) para as antigas instalações da Infra-estruturas de Portugal.
Álvaro Amaro lembrou ainda a situação da GNR e da PSP que há muito aguardam instalações condignas. Para instalar o Comando distrital da PSP o autarca já disponibilizou as antigas instalações do Matadouro Municipal da Guarda.
Eduardo Cabrita adiantou que, brevemente, será “definida uma solução global” para a questão das forças de segurança, da área do MAI, na Guarda.