Guarda


A apresentação do novo sistema que irá permitir a rega do Parque Urbano do Rio Diz, através do sistema ApR – Água para Reutilização, pela Águas do Vale do Tejo, marca as comemorações dos Dias Internacional da Floresta e Mundial da Água, na Guarda, que terão lugar esta quinta-feira, 21 de Março, pelas 15.30 horas. O sistema vai permitir a reutilização das águas da ETAR, aproveitando-as para a rega dos espaços verdes do Parque.
Segue-se a Sessão com as inaugurações do Sistema ApR e do Sistema de Telegestão da Rega, este último da responsabilidade do Município da Guarda. Com este sistema, o Município, consegue monitorizar e gerir, em tempo real, de forma mais eficiente a utilização deste recurso hídrico. A sessão contará com a presença do Conselho de Administração da EPAL e Águas do Vale do Tejo, Carlos Martins e com o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.
Com estas iniciativas, o Município da Guarda pretende sensibilizar as crianças, jovens, e a comunidade em geral, para a emergência climática e para a importância de preservar o planeta que é de todos. Os Dias Internacional da Floresta e Mundial da Água também são assinalados com várias iniciativas promovidas pelo Município da Guarda, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a EPAL e Águas do Vale do Tejo.
Durante a manhã desta quinta-feira, cerca de 200 alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca irão plantar árvores na área envolvente do Parque Urbano do Rio Diz. De referir que até ao final de 2024, o Município tem como meta a plantação de 1000 árvores, dando seguimento ao projecto iniciado em 2022, com a plantação de árvores em várias zonas da cidade, promovendo assim o aumento do parque arbóreo urbano, factor determinante à garantia de Saúde e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. O objectivo é a plantação de mil árvores ao ano.
A iniciativa contará ainda com diversos jogos e actividades lúdico-educativas que incluem a interacção com alguns animais do Canil/Gatil Municipal da Guarda que vai estar no local para uma acção de sensibilização, levando consigo alguns patudos a quem dá abrigo.
Às 10.30 horas, decorrerá uma degustação de águas aromatizadas que visam promover o consumo de água canalizada em detrimento dos refrigerantes junto do público jovem, incutindo nos alunos o gosto e a importância pelo consumo da água da torneira.
O Dia Internacional da Floresta celebra-se por todo o mundo, anualmente, a 21 de Março e o Dia Mundial da Água a 22 de Março, datas instituídas em Assembleia Geral das Nações Unidas.