Celorico da Beira


O Solar do Queijo Serra da Estrela, em Celorico da Beira, assinala esta quinta-feira, dia 7 de Dezembro, o 25º aniversário. A inauguração deste espaço emblemático aconteceu no dia 25 de Novembro de 1998.
O município de Celorico da Beira vai assinalar a data com um programa direccionado para os Produtores, verdadeiros artífices de uma das 7 Maravilhas da Gastronomia - o Queijo Serra da Estrela DOP- estando prevista a presença de entidades, públicas e privadas, relacionadas com a área de actividade de produção, certificação e comercialização do queijo.
No âmbito desta comemoração, vai ter lugar no Solar do Queijo, das 11.00 às 12.30 horas, um painel de Provas de Queijo Serra da Estrela DOP e harmonização com vinhos.
Além das pequenas degustações de Queijo Serra da Estrela DOP e vinho, comentadas e orientadas para avaliação sensorial do queijo, a festa conta também com um lanche, com um momento musical, a cargo da fadista Raquel Maria, durante a tarde.
Na celebração dos 25 anos, o município de Celorico da Beira realça o papel crucial que o Solar do Queijo Serra da Estrela tem vindo a desempenhar na defesa, afirmação, valorização e divulgação do queijo, produto endógeno de excelência e identitário da região, assim como, da valorização dos produtores. O Solar do Queijo Serra da Estrela está localizado no Centro Histórico de Celorico da Beira, nas imediações do castelo, em frente à igreja de Santa Maria. O imóvel foi requalificado, ao abrigo do Programa LEADER II, pela Câmara Municipal que recuperou e adaptou uma antiga casa solarenga da 2.ª metade do século XVIII, que ostenta na sua frontaria de estilo barroco, o brasão real e o brasão com as armas da vila.