Nos primeiros quatro meses de 2020


As comemorações dos 15 anos do Teatro Municipal da Guarda (TMG) marcam a programação deste espaço cultural, ao longo dos primeiros quatros meses de 2020.
A efeméride será assinalada com concertos, exposições, a apresentação de um documentário e de um livro, entre outras iniciativas, nomeadamente ao longo do mês de Abril de 2020. Outra das iniciativa será o projecto “15 Ideias de Futuro”, que pretende desafiar jovens a apresentarem propostas criativas e inovadoras de natureza educativa, artística e cultural, a encomenda de uma obra de música erudita e a comemoração do Dia da Cidade com um espectáculo original de envolvimento comunitário.
De acordo com o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Amaral, a programação dos primeiros quatro meses de 2020 apresenta “um plano de acção programático estruturante, ancorado nos 15 anos do Teatro Municipal da Guarda”.
Victor Amaral adiantou também que o TMG é “um teatro de referência a nível nacional”, “presta um serviço público” e tem uma programação que “cobre todas as áreas de expressão artística”. Os 15 anos deste equipamento cultural de referência serão assinalados no mês de Abril com concertos de Salvador Sobral (dia 3), da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa com Stephanie Childress (dia 16), e Resistência (dia 25).
Ainda no âmbito das comemorações dos 15 anos do TMG, no dia 2 de Abril será inaugurada a exposição fotográfica de Miguel Silva “A Alma do TMG em Redscale”, no dia 15 haverá o documentário “Do lado de Dentro – 15 anos TMG”, de Hugo Moreira e no dia 29 tem lugar a apresentação do “Livro dos 15 Anos do TMG”.
A programação do Teatro Municipal para os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, apresentada em conferência de imprensa pelo coordenador e programador Victor Afonso, no dia 20 de Janeiro, destaca os concertos de The Black Mamba (dia 25 de Janeiro), Capitão Fausto (dia 30 de Janeiro), Fernando Daniel (dia 15 de Fevereiro) e Susan Palma-Nidel (dia 28 de Março).
O bailado clássico “Quebra Nozes”, pela Companhia Jovem de Dança do Porto, estará no TMG no dia 14 de Março.
A programação de 2020 do TMG arranca no dia 5 de Janeiro, às 18.00 horas, com o espectáculo “Cantar das Janeiras” com direcção artística de Edgar Valente e Ricardo Coelho.