Publicações


No ano em que se celebram os 800 anos da recriação do primeiro presépio, por São Francisco de Assis, em Greccio (Itália), o livro “De Belém a Greccio – O Presépio de São Francisco de Assis” pretende suscitar a reflexão sobre algumas questões para recuperar o significado autêntico do Natal e do Presépio: O que resta do Natal cristão?; Como celebrar hoje o Nascimento do Salvador; Como recuperar o sentido do Presépio? Qual a actualidade da mensagem reproposta todos os Natais nos nossos presépios?
Este livro propõe-se responder a estas e outras perguntas, revisitando as fontes que nos ajudam, com S. Francisco de Assis, a recuperar o significado autêntico do Natal e do Presépio. Coincide este regresso às fontes do Natal com a proposta insistente do Papa Francisco de aprendermos com o Pobrezinho de Assis o caminho renovador para um mundo habitado pela paz, fraternidade, equidade e respeito pela casa comum e todas as criaturas.
O leitor pode encontrar neste livro o que poderá e deverá encontrar no próprio presépio e, ao fazê-lo, talvez se reencontre com o «espanto» perante o mistério de Belém.
A obra «De Belém a Greccio – o Presépio de São Francisco de Assis», com chancela da Paulinas Editora, é da autoria de Ana Lúcia Esteves e de frei Isidro Lamelas