Publicações


“A Comenda de S. Pedro dos Comedeiros – Trinta, Meios, Fernão Joanes e Corujeira” é o novo livro de António Soares, antigo Director da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda.
O autor, natural da aldeia dos Trinta, concelho da Guarda, explica que “a presente obra radica numa consulta efectuada nos arquivos da Torre do Tombo”, quando em 2014, ali consultou o “Tombo da Comenda de S. Pedro dos Comedeiros do Lugar dos Trinta relativo ao ano de 1607 e seguintes, constituído por três volumes com os números 174 a 176”. António Soares escreve que a leitura do documento foi suficiente para dar conta da “riqueza dos pormenores na descrição das igrejas, prédios da comenda e respectivas rendas” o que o levou a olhar com mais detalhe aquelas páginas que muitas informações contêm sobre as, actualmente, três freguesias que integravam a Comenda: Trinta, Meios e Fernão Joanes” a que é necessário acrescentar “algumas propriedades localizadas no limite da Corujeira que também pertenciam à Comenda”.
No Prefácio do livro, Francisco Pires Manso Fala do livro como “uma obra de investigação”, na qual o autor procura levar os leitores “numa viagem no tempo, um tempo ainda desconhecido, abrindo portas e janelas de arquivos que serviram para as suas pesquisas”.
O Livro é composto pelos seguintes capítulos: A criação da Ordem de Cristo; O funcionamento da Ordem de Cristo; As Comendas Novas ou dos vinte mil cruzados; Os Comendadores de S. Pedro dos Comedeiros; Os tombos da Comenda de S. Pedro dos Comedeiros.