Unidade de Emergência de Protecção e Socorro celebra aniversário na Guarda


A Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS), sedeada na Guarda, assinala esta sexta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2024, o 4º aniversário, com diversas iniciativas na zona do Parque Urbano do Rio Diz, onde terá lugar a Cerimónia Militar do Dia da Unidade.
O Município da Guarda associa-se a estas celebrações divulgando a iniciativa e dinamizando visitas dos alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho da Guarda à Exposição de Meios que a Guarda Nacional Republicana vai ter patente no Pavilhão de S. Miguel nos dias que antecedem o aniversário (31 de Janeiro e 1 de Fevereiro). Serão cerca de mil os alunos que vão poder passar pelas várias Estações para assistir e simular Operações com UAS (Drones); Operações com Matérias Perigosas (Linha de descontaminação); Operações Aquáticas e Subaquáticas (baptismo de mergulho); Operações de Busca e Resgate em Montanha (Escalada); Operações de Supressão/Combate a Incêndios Rurais (Simulação de combate com “mini-fardas”); Operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (simulação de busca a uma criança soterrada em escombros) e ainda o Atelier de pintura e caracterização, para tornar a experiência mais realista. No dia 2 de Fevereiro, pelas 11.00 horas, tem lugar no Parque Urbano do Rio Diz a Cerimónia Militar do Dia da Unidade. Uma cerimónia pública, inédita na Guarda, que envolve mais de 200 militares e respectivos Meios Móveis e que conta com Honras militares à Alta Entidade e Revista às Forças em Parada; Integração do Estandarte Nacional; Discursos; Imposição de Condecorações; Homenagem aos Mortos; e Desfile das Forças em Parada. Para além desta iniciativa, ficará também patente no Parque Urbano, nesta data, uma Exposição Estática de Meios, que poderá ser visitada por toda a população.
Recorde-se que a UEPS é uma Unidade especializada da Guarda Nacional Republicana, criada pelo Decreto-Lei n.º 113/2018, de 18 de Dezembro, que tem como missão específica a execução de acções de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de protecção e socorro, incluindo a inspecção judiciária em meio aquático e subaquático.
Sucede ao anterior Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), criado em 2006, através do Decreto-Lei n.º 22/2006, de 2 de Fevereiro.
A assinatura do contrato de comodato, no âmbito da cedência de instalações da antiga Escola de S. Miguel, na Guarda para a sede do Comando da UEPS - Unidade de Emergência de Protecção e Socorro decorreu no dia 21 de Dezembro, de 2023. O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa e pelo Comandante da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro, Brigadeiro-General José Rodrigues.